Como publicar na Editora da UnB

Para transformar um trabalho científico em livro, são necessárias algumas adaptações. Público e vendas são levados em conta

Bernardo Monteiro Rebello – Da Secretaria de Comunicação da UnB

O que leva um livro a ser publicado? São inúmeras as teses e as dissertações que, apesar de conter grandes idéias, não são divulgadas. Mas o que leva um livro às prateleiras é o seu valor literário, no sentido mais amplo. Para a Editora Universidade de Brasília, o público alvo e os aspectos comerciais são fundamentais.

A formatação correta é essencial. “Nós não aceitamos teses para ser avaliadas”, diz Norberto Abreu de Silva Neto, diretor da Editora da Universidade de Brasília. Para ajudar quem quer transformar sua pesquisa em livro, a editora está comprando os direitos da obra Da tese ao livro, que é uma espécie de manual de redação para cientistas. A publicação deve sair até o final deste ano.

Para publicar um livro pela Editora UnB, o autor deve saber que a preocupação da casa é com o leitor universitário. Não se publica poesias nem estudos muito específicos e que interessam apenas a especialistas. As exceções são traduções de obras clássicas da poesia.

AVALIAÇÃO – Acertados os detalhes técnicos, o primeiro passo é mandar uma carta à editora, submetendo o manuscrito à análise. Uma avaliação prévia do conteúdo será feita pelo diretor. Caso seja aprovado, a Editora UnB escolhe um especialista no tema para fazer um parecer. “Nós temos um roteiro bastante específico quanto ao que a editoria quer saber. Até mesmo quanto ao aspecto comercial”, diz Norberto. No ano passado, de abril a outubro, foram 33 pareceres. Nove concedidos por professores da UnB e 24 por profissionais de outras 12 universidades do Brasil. Profissionais de alto calibre são requisitados, como o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, José Goldenberg.

A terceira etapa é no conselho editorial. São sete acadêmicos que se reúnem uma vez por mês, com cinco representantes indicados pelo reitor, com mandato de dois anos renováveis, e dois fixos, os diretores da biblioteca e da Editora da UnB. Aprovada a proposta, o contrato é assinado. O prazo para a publicação varia conforme o tamanho da obra e eventualidades do processo, recursos e problemas de edição. A remuneração dos autores corresponde a 10% do valor de capa dos exemplares vendidos. Existem casos de autores que pediram para receber o pagamento em livros. Os seus próprios, diga-se de passagem.

PUBLICADOS – Quem passou por todo esse processo diz que vale a pena. Para o professor Marcos Mota, do Departamento de Artes Cênicas, a editora é uma marca forte. Ele lançou este ano o livro Dramaturgia Musical de Ésquilo, sobre a presença musical na estrutura dos textos clássicos. “Ser publicado por uma universidade é uma chancela”, diz o professor.

Para ele, o reconhecimento que a editora proporciona facilita o trânsito no exterior. Para Leonardo de Almeida, autor de Graciliano Ramos e o mundo interior, o resultado foi excelente. “Eu retirei um pouco do peso do discurso do trabalho científico para torná-lo mais palatável ao leitor comum”, diz Almeida, que teve a publicação de sua dissertação indicada pelo Instituto de Letras da UnB.

A novidade para os escritores aspirantes é que, para imprimir maior transparência ao processo de escolha das obras publicadas, a Editora da UnB está instalando um novo sistema de informação que vai organizar todos os processos da editora: desde a entrega do manuscrito até as vendas na livraria.

Uma resposta para Como publicar na Editora da UnB

  1. lucasseco disse:

    Achei bem legal essa novidade de “transparência no processo de escolha”, esperando pra ver como será implementada.

    Enquanto isso, acredito que devemos procurar guidelines e workflows para publicar livros on-line, sem nenhuma chancela que não a distribuição livre de conteúdo.

    PS – Chancela me lembra cancela, que é outro nome para porteira. E quem precisa de porteira é gado.😉 Talvez a o origem da palavra esteja aí, assim como prestígio e prestidigitação têm origem comum.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: